Regras de Conduta


 Regras de Conduta
  • Os procedimentos próprios de uma academia de artes marciais muitas vezes fogem à compreensão dos iniciantes, mas é importante procurar entender e praticar estas formas de etiquetas para formar o caráter, entender o respeito, a disciplina e hierarquia do esporte.
  • O judô começa e termina com cortesia, sempre no início e final de cada aula existirá o cumprimento entre aluno e professor.
  • Shihan Jigoro Kano, pela sua grande dedicação e estudos para desenvolvimento do judô, também recebe o seu cumprimento como parte do ritual. 
  • Sempre que for iniciar qualquer tipo de treinamento com um companheiro, deverá cumprimentá-lo. Esta é a forma de manifestar o seu respeito e reconhecer sua importante participação, pois sem ela o seu progresso seria lento e incompleto. Dentro do dojô sempre fale baixo. Isto fará você manter a sua concentração no treinamento e não atrapalhará os demais. 
  • O dojô, formado pelas palavras do= caminho, jô= sala, deve ser entendida como uma área importante para o seu desenvolvimento físico e espiritual. Por isso, demonstre o seu respeito ao entrar e sair do dojô com uma breve saudação. 
  • Quando precisar amarrar a sua faixa, vire-se de frente para a parede, esta também é uma forma de demonstrar ao sensei respeito e disposição em aprender judô. 
  • Jamais abandone o local de treinamento sem a permissão do sensei depois de iniciado o treinamento desligue-se de contatos externos, conversas desnecessárias, e quaisquer outros assuntos alheios ao treino. Concentre-se somente no seu treinamento, pois isso lhe permitirá um equilíbrio saudável entre corpo e mente. 
  • Quando dentro do dojô for falar com o seus professores, cumprimente-os com uma leve inclinação à frente (lembre-se quem busca aprender deverá entender o significado da palavra humildade, pois a arrogância é própria dos fracos de espirito), e o som próprio para este cumprimento é OSS ! ! !, que é uma contração da palavra em japonês “OSSISHINOBU”, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde.

Regras básicas do Judoca:

1.      Manter seu Judogui limpo e nas condições exigidas.
2.      Satisfazer as condições básicas de higiene corporal(unhas curtas e limpas, cabelos cumpridos devem ser prendidos com rabicó macio, nenhum objeto no corpo anéis, brincos,cornetinhas, pulseiras, etc).
3.      Fazer a saudação:
Ao entrar e sair do tatame ou dojô.
Ao cumprimentar seus professores.
Ao convidar um companheiro para o treino.
4.      Quando no Dojô, manter a disciplina e o respeito adequados ao local, mantendo o Judogui arrumado, sentando-se sobre os calcanhares ou com as pernas cruzadas sempre que não estiver treinando.
5.      Amarrar corretamente a faixa. A faixa simboliza nosso conhecimento e deve ficar amarrada na cintura, portanto não devemos deixá-la atirada ao chão ou ficar desamarrando-a a todo instante.
6.      Respeitar os superiores e os colegas, ninguém aprende sozinho.
7.      Ajoelhar em ordem, quando da chegada do professor.
8.      Estar atento às instruções dos professores. Procure treinar em silencio concentrado no que está aprendendo. Quando um faixa preta estiver fazendo alguma correção, agradeça seus ensinamentos e jamais retruque-o pois os faixas pretas tem muito mais experiência e conhecimento e devem ser tratados com respeito.
9.      Não beber água durante as aulas e nem sair durante as aulas somente em caso de extrema necessidade, com a devida permissão do professor.
10.  Conservar o Dojô sempre limpo e em ordem, mesmo se você não tenha sujado ajude a limpar.
11.  Evite chegar atrasado as aulas ou treinamentos (salvo em caso de compromisso profissional); Ao chegar atrasado aguardar ajoelhado na beirada do tatame autorização para entrar na aula;
12.  Jamais brigar ou utilizar as técnicas que aprendeu para machucar alguém.
13.  Usar chinelos de dedos para se deslocar fora do tatame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário