domingo, 5 de agosto de 2012

A Aprendizagem

DANGAI 
A partir do momento em que um indivíduo veste o Kimono pela primeira vez, este também estará vestindo uma nova filosofia de vida a ser seguida.
O judoca, muitas vezes tem de deixar de lado uma série de hábitos que tinha anteriormente e que não estão de acordo com a filosofia do Judô. Esta é a primeira dificuldade que as pessoas encontram ao ingressar no Judô. A filosofia de vida do Judô prega: o aperfeiçoamento físico, moral, espiritual e mental do praticante, na busca do equilíbrio absoluto entre corpo, mente e espírito.
O Judô tem como objetivo maior à formação de homens de caráter, influenciando a vida do praticante dentro e principalmente fora do dojô, contribuindo assim na manutenção benéfica da sociedade e conseqüentemente a união dos povos. 

Na fase de Dangai, o judoca irá aprender todos os fundamentos teóricos e práticos do Judô. Sendo que paralelamente estará aprendendo como se tornar um verdadeiro homem, honesto e digno de respeito.Esta caminhada é longa e cheia de obstáculos onde o praticante deverá superar as dificuldades e se preparar para a próxima fase.
Assim, podemos afirmar que esta fase é a preparação para que o praticante de judô se torne um verdadeiro judoca acumulando o máximo de conhecimentos e experiências, afim de deixá-lo apto para se tornar um verdadeiro judoca. 


YUDANSHA
Ao contrário do que muitos pensam, a fase Yudansha, não é a etapa final na formação do judoca, pelo contrário, é apenas o primeiro passo em direção ao objetivo do Judô. è nesta fase que o judoca adquiri maior responsabilidade, e conseqüentemente é exigido com mais rigidez. É exatamente nesta fase que o judoca irá aperfeiçoar e colocar em prática tudo aquilo que aprendeu na fase de Dangai. Será o momento em que todos os olhos estarão voltados para ele, sendo observadas todas as suas ações e verificando se estas estão de acordo com a filosofia do Judô. É, portanto, a fase mais delicada na vida de um judoca, a fase de transição de um mero praticante de Judô a um verdadeiro judoca, é a fase de “seleção”, onde são distintos os homens de valor, de boa formação moral e espiritual. 
 Yudansha deve ser um homem respeitado e, acima de tudo, respeitar a hierarquia do Judô e todos os membros da sociedade em que vive. É fundamental que o Yudansha demonstre respeito, pois as ações deste estarão sendo observadas pelos Dangais. Assim o respeito demonstrado pelo Yundansha servirá de modelo para seus “kohais” que procurarão agir da mesma maneira. 
 FONTE DE PESQUISA: ARQUIVO CEDIDO PELO SENSEI CID JUNIOR ao site http://thebestjudo.com