Os judocas canoenses Ana Caroline Martins e Clóvis Braga Júnior, com quinze anos de idade, integrantes da categoria sub 17, após treinarem muito, em até três turnos diários, além de não abandonarem suas atividades estudantis, tendo ambos abdicado das férias de verão, para obterem uma preparação melhor, que lhes possibilitassem conseguir suas vagas na Seletiva Nacional, realizadas em Fortaleza - CE, nos dias 09,10 e 11 de março passado, para integrarem a Seleção Brasileira de Judô sub 17, que vai participar do Circuíto Europeu de 22/04 à 10/05/2012, se veem agora ameaçados de perderem suas vagas conquistadas merecidamente no tatami, para o estágio na Europa, que é a porta de entrada para disputarem o mundial do próximo ano, por falta de recursos financeiros. Essa é a dura realidade do esporte amador no Brasil, principalmente, aqui em Canoas, cidade que já possuiu outrora o título de "cidade dos esportes". O poder público não se sensibilizou com a luta dos judocas e negou ambos os pedidos de ajuda financeira. Para ir a Fortaleza os recursos foram conseguidos na base do "paitrocínio", com a falta de um patrocinador e negativa de ajuda por parte da prefeitura municipal. Os atletas canoenses, que sempre representam Canoas, com o maior orgulho, levando além do escudo da cidade no peito, também exibem bandeira do município em seus podiuns de maneira ostensiva. Clovis e Ana são multicampeões de suas categorias, com títulos nacionais e internacionais, como: campeões gaúchos, sul brasileiros, brasileiros, sul americanos e pan americano. Mas, agora, para patrocinar a viagem dos atletas a Roménia e a Alemanha o "paitrocínio" não é suficiente, se fazendo necessário o aporte de recursos maiores, já que somente em passagens e estadias se fazem necessários R$ 14.00,00, sem contar as despesas com os kimonos oficiais. Como mais um vez, o poder público foi omisso, não se fazendo presente, restou aos professores, pais e alunos, arregaçarem as mangas e irem a luta em busca dos recursos necessários, fazendo jantares beneficentes, vendendo rifas e trufas e agora levando os judocas para o semáfaro em busca de ajuda da comunidade, como última e desesperada alternativa. Mas, o mais importante, é que todos os envolvidos acreditam que o sonho vai se tornar realidade, principalmente após as reportagem realizadas pelas tvs RBS e Record, que estão mexendo e envolvendo toda a comunidade gaúcha, que passou a coloborar com pequenas, mas importantes doações. o sensei Sandro Nery, professor dos alunos e autor da idéia de apelar para a comunidade, ainda, muito emocionado falou - "Quero agradecer a todas as pessoas, que estão colaborando com essa campanha, tenho certeza que o sonho vai se tornar realidade, com a ajuda da nossa comunidade. Muito obrigado a todos"
Segue link com a reportagem que passou no Jornal RBS noticias.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/videos/t/todos-os-videos/v/judocas-do-rs-vao-as-ruas-pedir-dinheiro-para-viajar-para-um-campeonato/1906635/
Engraçado...no governo municipal existem atletas do mesmo esporte que passaram por esse problema. Nem assim houve ajuda??
ResponderExcluir