Clóvis Braga Jr. no lugar mais alto do podium Sul Americano |
Brasil (Clóvis Jr) ladeado por Argentina, Chile e México no podium Sul Americano |
Gaúcho vence todas por ippon e sagra-se campeão sulamericano Sub’15.
O canoense Clóvis Braga Júnior sagrou-se, nesta sexta feira, em Buenos Aires, na Argentina, campeão sulamericano da categoria pesado (+64kg). O título foi ganho merecidamente, em grande final, disputada contra o argentino Gastón Sanches – campeão panamericano deste ano, titulo esse conquistado um dia antes, em cima do campeão brasileiro Raul Soares – só que o gaúcho, em excelente forma física e técnica, não deu chance ao castelhano e derrotou-o por ippon.
No combate, Clóvis Braga foi superior o tempo todo, dominando integralmente todas as ações. Para chegar até a final, o aluno do professor Sandro Nery (Canoas Rio Branco) venceu todos as suas lutas por ippon (golpe perfeito).
Este ano, o Sulamericano foi aberto a todos os participantes das Américas. O competidor que havia competido, na quinta-feira, no Pan poderia lutar o Sulamericano. Além dos países da América do Sul, participaram países da América Central e do Norte. Para o diretor da Canoas Rio Branco, Clóvis Braga, com competidores de altíssimo nível, o grau de dificuldade da competição foi elevado. “O Sulamericano deveria ser realizado somente entre os países do nosso continente, foi disputado pelos países dos três continentes americanos, me pareceu mais outro Panamericano. Mas isto acaba valorizando a conquista de nosso judoca”, comenta Braga.
Para o professor Sandro Nery, que estava na Argentina como treinador da seleção brasileira, o título conquistado, por seu atleta, que iniciou a treinar judô, aos dez anos de idade, é maravilhoso. “Há exatos quatro anos, o Clóvis começou treinar judô comigo. É um tempo muito pequeno, para se atingir esse nível técnico”, fala, bastante emocionado, Nery.
O vitorioso treinador, disse que o título não é mérito exclusivo de uma só pessoa, mas que vem coroar um trabalho multidisciplinar de equipe, em que estão de parabéns, pelo sucesso alcançado, além dos treinadores Sandro Nery e Elton Reis, a psicóloga do esporte Vanessa Lançanova Correa, a equipe de preparação física da LB II Fitness e Cometa Fisioterapia, que não mediram esforços para que esse resultado fosse alcançado.
O menino de Canoas após a conquista falou sobre a importância do título. “Eu sei que este resultado é muito significativo para minha carreira, quero agradecer a toda equipe da Canoas Rio Branco e aos meus colegas de treino, que me ajudaram a conquistá-lo, eu me preparei muito para obtê-lo, mas, sei também, que é apenas o primeiro degrau de uma escalada, para chegar ao meu objetivo que é participar das Olimpíadas de 2016 no Brasil”, agradece Braga Júnior.
A outra atleta da Canoas Rio Branco, Ana Caroline (campeã sulamericana de 2010), não teve a mesma sorte, tendo perdido a semifinal e a disputa por terceiro, acabando em quinto lugar.